Leitura infantil em voz alta

Quando se está grávida é comum conversar com o bebê, contar alguma história ou cantar uma canção de ninar, isso é o início da leitura infantil em voz alta na vida do bebê.

Leitura infantil 1
Leitura infantil 2

Queremos que ele escute a nossa voz para reconhecê-la após o nascimento, mas na maioria das vezes não percebemos que dessa forma estamos introduzindo a leitura infantil em seu dia a dia.

Após o nascimento é comum em algumas famílias que se contem histórias ou faça leitura em voz alta de livros para os pequenos. A importância dessa prática de leitura é enorme.

Ler para uma criança ajuda a estreitar o vínculo com ela assim como o aleitamento materno também faz https://www.unicef.org/brazil/aleitamento-materno

As histórias enriquecem o imaginário.

15 minutos diários de leitura infantil em voz alta para seus filhos podem expô-los a até 1 milhão de palavras por ano.

Uma boa leitura infantil contém muitas palavras e construções frasais que as crianças dificilmente escutam no dia a dia.

Crianças que escutam histórias todos os dias ao invés de assistir à televisão são capazes de se concentrar por mais tempo.

Façam leitura infantil em voz alta com seus filhos ao menos uma vez ao dia.

Dicas para incentivar a leitura infantil:

Incentive o contato com os livros desde cedo, hoje existem livros de tecido e de materiais plásticos que podem ser molhados, com muitas figuras coloridas e que produzem sons. São excelentes.

Demonstre interesse pela leitura, ao contar histórias, mude o tom de voz para cada personagem, mude a fisionomia, isso chama a atenção das pessoinhas.

Respeite o interesse das crianças, permita que ela manuseie o livro, que brinque a vontade sem forçar.

Faça a leitura infantil em voz alta em conjunto.

Existem algumas dificuldades para a introdução da leitura, é válido ler alguns textos sobre o assunto: https://www.google.com.br/amp/s/neurosaber.com.br/dificuldade-de-leitura-como-trabalhar-o-aluno/amp/

A minha pequena leitora, ouve histórias desde que estava na barriga da mamãe e nada é mais lindo do que vê-la direcionando o dedinho no texto ou reproduzindo pequenos poeminhas decorados como este abaixo:

” Era uma vez um gato vermelho, entrou no banheiro e fez careta no espelho ”.

Leitura infantil 3

Sem contar que é através da leitura infantil que a criança vai desenvolver o domínio para todas as outras leituras, conforme seu filho for crescendo, aumente o tempo de leitura de 15 para 20 minutos diários, passando dos livros infantis ilustrados para os livros divididos em capítulos.

É preciso ter ouvido uma palavra antes de dizê-la, lê-la ou escrevê-la. Se nunca tivéssemos ouvido determinada palavra não a entenderíamos quando a tivéssemos de ler ou escrever.

Há no cérebro da criança uma espécie de reservatório de palavras e dever dos pais alimentá-lo de palavras, que então transbordam para a fala e depois, para a leitura e a escrita. Por volta dos 4 anos de idade, crianças de famílias que mantém o hábito da leitura terão ouvido cerca de 45 milhões de palavras.

Então queridos pais e educadores, vamos explorar o máximo a leitura infantil em voz alta para ajudarmos nossos pequenos a se tornarem grandes leitores.

Lilian Alves

Olá eu me chamo Lilian Alves, me tornei mãe aos 37 anos da pequena Sarah e quero compartilhar a experiência de poder ser feliz sempre, nessa nova etapa que é ser mãe!

Website: http://praviverfeliz.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *