A diminuição da libido após o nascimento de um filho: veja o que pode ajudar
Um assunto que vale muito a pena ser conversado aqui no blog é sobre a diminuição da libido após o nascimento de um filho. Até porque o blog se chama: Pra viver feliz e não é fácil viver feliz com a libido em baixa!
Isso ocorre na maioria das mulheres após terem um filho e também são inúmeros os motivos para a diminuição da libido acontecer.

Vamos por partes: Primeiro, a prioridade quando nasce um bebê é exatamente esse bebê, então nesse momento não se pensa em outra coisa a não ser cuidar dessa pessoinha. Segundo, existe o período de puerpério, mais conhecido como resguardo https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Pos-parto/noticia/2014/01/o-que-e-permitido-ou-nao-na-quarentena.html
que é extremamente necessário para a cicatrização do útero, para que não haja dor quando a mulher voltar a ter relação sexual, entre outras coisas. Terceiro, se você estiver amamentando, às alterações nos hormônios também contribuem para a diminuição da libido.
Além de tudo isso tem alguns fatores que devem ser analisados, o cansaço físico pelas incontáveis noites sem dormir direito, a falta de tempo de ao menos tomar um banho demorado, a mulher se sente exausta e só pensa em uma boa noite tranquila de sono daquelas bem dormidas. E não é apenas a mulher que sente cansaço não, pois se o marido for companheiro de verdade e está com ela ativamente cuidando do bebê, pois já falei sobre a importância da participação ativa do pai nos cuidados com o bebê https://praviverfeliz.com.br/2019/10/31/paternidade-hoje-e-pra-ser-diferente/ ele com certeza também vai estar cansado e sem animo para o sexo.
Agora se for daqueles que não te ajuda em nada ou quase nada e não está sentindo na pele as noites mal dormidas e até mesmo as noites sem dormir, este é capaz até de te cobrar falta de atenção e falta de sexo.
Mas a mulher só tem que voltar a fazer sexo quando se sentir preparada e não por causa de cobranças, isso pode até ser pior, pois tem mulheres que fazem sexo sem vontade e até mesmo fingem sentir orgasmo para agradar o marido e por medo deles irem à procura de mulheres ”na rua”, e esses medos não são sentidos apenas por uma minoria não!
Infelizmente a falta de companheirismo do marido pode agravar a diminuição da libido.
Por isso é muito importante o apoio do marido nessa faze. Entender que às vezes o casal pode passar um momento junto sem ter que obrigatoriamente fazer sexo, pois o casal precisa muito ter um tempinho para ficarem juntos quando se tem um bebê em casa, com tanta coisa pra fazer, cuidar de um bebê não é fácil! É uma batalha diária que demanda coragem e paciência.
Por isso, a mulher muitas vezes vai além do baby blues e atinge uma depressão Pós Parto https://praviverfeliz.com.br/2019/09/27/depressao-pos-parto-o-que-e-e-o-que-fazer/ e caso isso aconteça é imprescindível pedir ajuda, e nesse momento mais uma vez a diminuição da libido vai surgir, até mesmo por algum tipo de medicamento que venha a tomar.
O nascimento de um bebê pode acarretar muitos problemas, mas não podemos esquecer a felicidade que este ser recém-nascido nos traz, por essa razão devemos cuidar não apenas do bebê, mas o marido cuidar da esposa, a mãe não tentar ser uma mulher maravilha e fazer o impossível esquecendo completamente que ela continua sendo uma mulher, mesmo sendo mãe.
Devemos fazer um esforço e criar um tempinho para o casal aproveitar juntos, isso é importante sim! Um lubrificante cai bem pra ajudar, o ginecologista pode indicar, mas qualquer farmacia pode resolver rapidinho esse problema. Trocar o pijama por uma camisola bonita, uma saidinha, deixando o bebê com os avós uma vez ou outra faz milagres para o casal e nesse momento aproveitar para conversar, dizer o que estão sentindo, o que estão precisando para ajudar a passar por tudo isso.
Agora a melhor notícia: Pode demorar 40 dias, 4 meses, sei que cada caso é um caso, mas se houver companheirismo, compreensão e amor, a diminuição da libido vai passar!
Não ache que você é a única a enfrentar essa dificuldade, você faz parte da maioria. Mas precisa se cuidar, compreender que você continua sendo mulher após se tornar mãe. Se o seu corpo mudou, é motivo de orgulho, essas mudanças em seu corpo foi trazer ao mundo um amor mais belo e verdadeiro que possa existir. E as mudanças fazem parte da vida e da nossa felicidade.
Agora me conta a sua experiência com a diminuição da libido. Já superou? Deixa seu comentário, compartilha conosco, assim aprendemos com outras experiências!