Educação dos nossos filhos: Qual a melhor forma de educar?

Quando falamos sobre a educação dos nossos filhos, uma série de coisas é levada em consideração. Desde o que desejamos para eles, até o que nossa situação financeira possa permitir.

Cuidar da educação dos nossos filhos hoje em dia não é tarefa fácil. Antes as crianças brincavam na rua, bebiam água da torneira, tinham apelidos, desciam ladeira de bicicleta sem proteção e eles cresciam e eram educados e ficavam de castigo e levavam umas palmadas de vez em quando. Não estou dizendo que sou a favor da palmada ou do castigo, estou dizendo que antes era mais fácil e tudo dava certo. Então vamos pensar comigo, o que há de diferente nos dias de hoje? Eu já respondo: Os valores.

Educação dos nossos filhos

Os dias de hoje deixa muito a desejar sobre os valores, pais que acham engraçado os pequenos dançando músicas imorais, não ensinar as crianças os princípios básicos de educação desde cedo, que é, agradecer, pedir desculpas, cumprimentar as pessoas, se comportar na igreja, não interromper quando os adultos estão falando, etc.

E se por um lado a internet pode ajudar na educação dos nossos filhos com tanto conteúdo educativo de qualidade, também tem muita coisa que só serve para viciar as crianças, e os pais e cuidadores, na intenção de deixá-los distraídos o máximo de tempo possível, permitem muitas vezes sem saber que depois a criança pode sim se prejudicar com tanto tempo de uso do celular.

Onde ficaram as brincadeiras de pular corda, pular amarelinha, pique esconde, balões com água e tantas outras? A falta de tempo dos pais não podem ser argumento para não poderem brincar. Pais sempre trabalharam e crianças sempre brincaram.

Uma excelente dica para brincar educando em casa é o método Montessoriano, já aproveitei muita coisa dele. Os pais e cuidadores devem estar atentos as brincadeiras feitas em casa, algumas podem ser perigosas, como já foi falado em um outro post.

Educação dos nossos filhos 1

Cada família dever analisar a melhor maneira possível para a educação de seus filhos, esta decisão foi muito prioritária em minha vida e muito bem pensada também, fácil não foi e ainda continua sendo difícil, mas sei que está sendo a mais acertada. Não é apenas prazeroso acompanhar o crescimento de uma criança, é também gratificante ver o quanto uma criança é capaz se você oferece ferramentas para que ela possa se desenvolver, e aí esqueça os brinquedos caros, substitua por blocos de madeira, brinquedos de montar, quebra cabeça, massinha de modelar, caixas de papelão. Viu como não é caro nem tão difícil? Basta se disponibilizar. O que de melhor você pode oferecer para uma educação de qualidade para os seus filhos não é entregá-los para creche ou escola, por melhores que sejam. Jamais deixe a educação de seus filhos nas mãos deles, Tenha disponibilidade para os seus pequenos, ensinem a eles valores e respeito com o próximo, brinquem com eles, ouça o que eles dizem com atenção, converse olhando pra eles. Repreenda quando forem desobediente e desrespeitosos. Isso é proporcionar uma boa educação. E se vierem os palpite que você achar desnecessários, peça para troca-los por fraldas , e só mude o que você perceber que será o melhor. Afinal ninguém quer ter o trabalho de cuidar, mas opiniões vem de sobra.

Quem já tem ou pretende ter um filho, cuidadores, educadores e todos que desejam um mundo melhor, meditem sobre esse texto chinês abaixo, eu nunca esqueço dele e acho que vale a pena compartilhá-lo o máximo possível:

” Se queres colher em um ano plante arroz. Se queres colher em uma década plante uma árvore. Mas se queres colher a vida inteira deve-se educar bem as crianças.”

Lilian Alves

Olá eu me chamo Lilian Alves, me tornei mãe aos 37 anos da pequena Sarah e quero compartilhar a experiência de poder ser feliz sempre, nessa nova etapa que é ser mãe!

Website: http://praviverfeliz.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *