Semana Santa: Viva esse rito de verdade

Será que vivemos o rito da Semana Santa da maneira correta? O que ele representa e significa para cada um de nós? Um simples feriado? Ganhar ou dar ovos de páscoa? Tomar vinho até ficar embriagado? Vamos conversar sobre isso.

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

Semana Santa
Foto da representação da Páscoa feita em nossa casa

É uma semana em que acima de tudo nos convida a refletir sobre a vinda de Jesus para a Terra. O que Ele nos ensinou, quais ensinamentos e exemplos Ele deixou. Por que Ele morreu de uma maneira tão dolorosa? O que a Semana Santa quer nos lembrar? O que a Bíblia diz sobre esses acontecimentos ?

Vamos por partes:

Chegou em Jerusalém montado num jumento.

Jesus poderia ter entrado em Jerusalém de uma maneira triunfante, mas Ele preferiu uma maneira humilde. Ele deixou muitos exemplos de humildade durante a sua vida e com quem Ele encontrava. E nós? Sabemos o significado da palavra humanidade? Ela faz parte da nossa vida de forma verdadeira?

O Sacramento do pão e do vinho: Jesus em várias situações mostrou a importância e o significado das refeições em família e nos ensinou a dividir o pão e a compartilhar o que temos.

Fazei isso em minha memória. Essas palavras de Jesus pede para que através do momento da ceia, na Eucaristia, estejamos diante dEle. Quantos de nós fazemos a nossa ceia com Jesus. Quando a vivemos de verdade?

O Sábado Santo:

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 14 passagens da Bíblia (7 leituras e 7 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Eu simpatizo especificamente com este dia da Semana Santa por Jesus nos ensinar a importância da espera. Ele poderia ter ressuscitado logo após a sua morte. Mas foi preciso três dias. E nos mostra que é necessário o silêncio do sepulcro, a solidão por alguns dias. Um momento com Ele mesmo. A espera e a fé inabalável em Deus. Me emociona todo esse significado desse dia da Semana Santa.

Semana Santa 1

Comparado a quarentena que nos obrigada a um encontro íntimo, aprendemos a importância do silêncio. Do silêncio do sepulcro que existe dentro de nós.

Ressurreição de Jesus: O domingo de Páscoa

Dia de alegria! Maria Madalena enxuga suas lágrimas e sorri ao encontrar Jesus ressuscitado e dá a notícia aos apóstolos.

Que felicidade quando fazemos parte de uma boa nova. De uma ressurreição interna nossa. De uma superação. Mas para chegar a felicidade do domingo de Páscoa, Jesus passou por momentos difíceis, mas não desistiu. E até nesses momentos nos ensinou a ser bons, consolou o ladrāo que estava ao seu lado, confortou os apóstolos e a Maria sua mãe.

E nós devemos aproveitar todos os ensinamentos que esta semana nos trás e usarmos para um melhoramento. Ultimamente o tempo é de reflexão: o coronavírus nos remete a isso e essa semana também.

Vamos buscar viver feliz. Oportunidade de regeneração não falta.

Lilian Alves

Olá eu me chamo Lilian Alves, me tornei mãe aos 37 anos da pequena Sarah e quero compartilhar a experiência de poder ser feliz sempre, nessa nova etapa que é ser mãe!

Website: http://praviverfeliz.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *